Significado do pellet

O que é Pellet?

Uma fantástica solução de obtenção de energia térmica, de uma forma natural e ecológica. Os pellets são uma fonte de energia renovável pertencente à classe da Biomassa. Podem ser obtidas através de vários processos, como a limpeza das florestas ou a partir de desperdícios das indústrias da madeira, como carpintarias ou serrarias, devidamente secas e prensadas sob alta pressão, de modo a obter pequenos cilindros de diferentes tamanhos. Graças à capacidade de ligação da lignina, uma substância natural contida na madeira, não contém nenhum tipo de aditivo, resulta num combustível natural, ecológico e de alto rendimento. O pellet de madeira pode substituir o óleo, gás natural ou outros combustíveis, é uma energia limpa, não poluente, com CO2 neutro na queima, tanto que é reconhecido pelo IBAMA como ecologicamente correto.

Vantagens

A queima é completa e a cinza residual pode ser usada como fertilizante valioso para o seu jardim. Dada a pressão na fase de produção, a densidade dos pellets é cerca do dobro da madeira. Tal como a madeira, os pellets são considerados uma energia renovável, mas cuja existência causa menos impacto ambiental que o abate de árvores para obtenção de lenha. Outra grande vantagem dos pellets é a garantia da estabilidade dos preços, contrariamente ao que acontece com os combustíveis fósseis, cujos preços aumentam constantemente devido à sua inevitável extinção.

É um material de fácil manuseio, de armazenamento seguro e sem riscos, contrariamente a outras fontes de calor não há perigo de explosão, derrame, cheiros ou fugas, assegurando altos níveis de segurança e conforto. Aquecem facilmente, sem cheiro ou fumaça.