Como funciona um Calefator

Como funciona um calefator? Uma Alternativa às Lareiras!

Em dias frios, muitas são as alternativas adotadas para aquecer as casas e se manter quentinho. Entre essas alternativas podemos apontar alguns equipamentos, como os aquecedores elétricos clássicos e lareiras, por exemplo.

Entretanto, existe uma opção bastante interessante que pode ser escolhida na hora de aquecer nossos lares: os Calefatores.

Utilizando-se de tecnologia europeia, o calefator é um equipamento inserido dentro de casa que, a partir da queima de algum material em seu interior, sendo lenha ou pelletemana calor em sua volta.

O Calefator, enquanto funcionando, capta o ar frio (podendo vir de dentro ou de fora de casa), o aquece com o seu fogo interno e o libera dentro da residência, de modo que o calor emanado seja constante.

Quando comparado as lareiras, por exemplo, os calefatores possuem uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Aproveitamento: Com um calefator, você consegue um aproveitamento máximo da conversão calorífica. Isso se dá porque todo calor que o equipamento consegue produzir é emanado para dentro da casa, tanto pelo seu próprio calor, quanto pelo ar que aquece e distribui para o seu exterior de modo constante;
  • Fumaça: O equipamento fica fechado enquanto funciona, podendo as chamas em seu interior serem vistas por meio de um vidro cerâmico em sua parte frontal. O calor gerado aquece o ar que é emanado para a casa e a pouca fumaça gerada é dissipada para fora.
  • Funcionamento: Se você precisar desligar seu equipamento, você pode simplesmente aciona um sistema do próprio calefator que bloqueia a entrada de ar em seu interior. Consequentemente, o fogo não consegue se manter aceso devido a falta de oxigênio no ar e o equipamento para de funcionar logo em seguida, parando a emissão de calor.

Por que não uma lareira?

Além dos pontos citados acima, existem ainda alguns pontos que fazem com que os calefatores sejam uma melhor indicação.

Com lareiras, 10% do calor gerado com a queima da lenha aquece a casa, enquanto o restante é perdido pela chaminé. Além disso, durante a combustão, as lareiras podem emitir gases tóxicos pela fumaça, como Gás Carbônico, por exemplo.

Conclusão

Os equipamentos calefatores possuem longa durabilidade, criam poucos resíduos e realmente aquecem as residências, o que o torna prático e eficiente.

Porém, antes de comprar um, é importante pesquisar os diferentes modelos e capacidades de aquecimento, pois podem aquecer entre 40 m² e até mais de 200 m².

A Pellet Brasil possui vários modelos de calefatores, podendo estes serem dos tipos embutidos ou tradicionais. Além disso, também comercializamos Pellets, que é uma alternativa a lenha, que possui altíssimo poder calorífico e é ecologicamente correto.

Clique aqui e conheça todos os produtos que a Pellet Brasil possui.

E não se esqueça, caso queira solicitar um orçamento ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco a qualquer momento. Estamos prontos para lhe atender!

Solicite um Orçamento